História duma conversão...

Este Êxodo trouxe novidades inesperadas.
A vida toda encontrou tonalidades novas e em cada dia urgia escutar a Palavra e a vida, dialogar com o Mestre da Vida, partilhar e discernir com a ajuda dos irmãos os modos concretos de manifestar a Vida que estava junto do Pai e a sua glória.
A proximidade com Jesus encontrou um crescendo desconcertante que se vai tornando cumplicidade inaudita em cada "hoje" da salvação!

Inúmeras foram as sendas, percorridas num interior que se renovava em cada aventura.

Entre muitas novidades uma Palavra derrubou de novo o edifício que parecia feito.
Esta, sim... mudou tudo, abriu as portas a um novo começo, deu coragem, derrubou todas as barreiras que se podem imaginar, a começar pelo próprio medo! É por esta Palavra que hoje vos escrevo, irmãos e irmãs... não porque eu seja alguma coisa - longe de mim gloriar-me do que sou - mas porque é impressionante a sua força transformadora.

Por muitas vezes e muitos modos, na minha desilusão e cansaço Cristo disse-me:
"Levanta-te e anda"

... e eu, hoje, repito-vos com Ele:
"Levantai-vos! Vamos".
História duma conversão...

A descoberta do amor como caminho mais excelente teve momentos de rara beleza... Os sinais foram-se sucedendo e confirmando a nova via! Sempre e sempre a Palavra, muitas vezes a vida... tudo apontava o sentido único: Ama, ama até ao extremo!

Então os sacrifícios, as longas vigílias de oração, os desprendimentos?... Se não tiver amor de nada me aproveita!
Então a sabedoria, o entendimento, a ciência e a fé?!... Se não tiver amor nada valem!
Então... "fala Senhor que o teu servo escuta. Diz-me por onde devo ir... já não quero as minhas seguranças e certezas, percebo que me mostras um caminho novo que não conheço. Nem sei sequer se valerá a pena encetá-lo pois me parece tão diverso do que conheço! Eu creio, Senhor, mas ajuda a minha pouca fé!"


Esta oração espontânea percorreu meses de vida. Mas o caminho do Êxodo estava preparado, as portas do deserto abertas e feita a promessa dum baptismo no Espírito e duma terra de delícias!
Ainda a história de uma conversão…

Da profecia de Isaías calaram fundo estas palavras… "a cana já fendida… a mecha que ainda fumega".
Não há muitos oradores que, depois de milhares de anos, ainda sejam capazes de mudar o coração
das pessoas com o que disseram ou deixaram escrito… há aqui um pedacinho de Deus!
E a Palavra ressoava no interior, entoava de modos vários… "o meu eleito… não quebrará a cana rachada, não apagará a mecha que ainda fumega…" Quem pode valorizar uma cana rachada? Quando a vemos, nos caminhos por onde passamos, o que apetece, de imediato, é quebrar o que falta… E uma vela cujo pavio já se apagou mas teima em não deixar de fumegar… de imediato o calcamos com os dedos para que não incomode, ainda que fiquem sujas as mãos… mas o eleito de Deus não procede assim.
Foi a queda do eu orgulhoso que se julgava já perfeito por cumprir todas as leis e preceitos… afinal, a atitude de compaixão e de misericórdia do Deus que é Amor e não é senão amor estava, de todo, ausente!

Uma via nova se abria diante dos olhos… a via única e de sentido único – para quem a enceta já não há retorno à escravidão da lei – na ascese cristã que é caminho de liberdade.

Também a Quaresma é caminho e recorda, sempre como nova, esta conversão.
História de uma conversão…
«Eis o meu servo, que Eu amparo, o meu eleito, que Eu preferi.
Fiz repousar sobre ele o meu espírito, para que leve às nações a verdadeira justiça.
Ele não gritará, não levantará a voz, não clamará nas ruas.
Não quebrará a cana rachada,
não apagará a mecha que ainda fumega.
Anunciará com toda a fidelidade a verdadeira justiça.
Não desanimará, nem desfalecerá, até estabelecer na terra o direito, as leis que os povos das ilhas esperam dele.

Eis o que diz o SENHOR Deus, que criou os céus e os estendeu, que consolidou a terra com a sua vegetação, que deu vida aos seus habitantes, e o alento aos que andam por ela. Eu, o SENHOR, chamei-te por causa da justiça, segurei-te pela mão; formei-te e designei-te como aliança de um povo e luz das nações; para abrires os olhos aos cegos, para tirares do cárcere os prisioneiros, e da prisão, os que vivem nas trevas. Eu sou o SENHOR, este é o meu nome,a ninguém cedo a minha glória, nem aos ídolos a honra que me é devida. Os primeiros acontecimentos já se cumpriram. Agora anuncio algo de novo, e comunico-o a vós antes que aconteça.» (Is 42, 1-8)

Dá-me um coração generoso.


Dá-me a graça de ser como a fonte
que é generosa e simples,
calada e transparente.


Haverá alegria mais divina
que ser água da fonte!?

Onde está a minha luz?...
Convidas-me hoje a ser luz... Como o dia fica iluminado, assim se tornam concretas as coisas!
Senhor, segura o meu coraçãoe faz-me ser a alegria da terra.

Faz crescer em mim a semente do TEU REINO e que dê frutos de vida permanente.
"Senhor ajuda-nos, hoje, a fazer jejum das palavras. Das palavras desnecessárias, ruidosas, poluídas. Das palavras dúplices e opulentas, das palavras que atropelam, das palavras injustas, das palavras que divergem e atraiçoam, das palavras que separam. Ajuda-nos a jejuar das palavras que Te escondem, das palavras onde o amor não emerge, das palavras confusas, ressentidas, atiradas como pedras ou como lama, das palavras que muralham a comunicação, das palavras que nada mais permitem senão palavras. E que neste jejum abramos mais o coração àquele silêncio onde os encontros verdadeiros se insinuam."

por JOSÉ DE MENDONÇA in RR, oração da manhã
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Sede bondosos como o vosso Pai é bondoso. Não julgueis ninguém, e Deus não vos julgará. Não condeneis os outros, e Deus não vos condenará. Perdoai aos outros, e Deus vos perdoará. Dai aos outros, e Deus vos dará também. Deus há-de dar-vos uma boa medida, calcada, batida e bem cheia. Deus usará convosco a mesma medida que usardes com os outros." (Lc 6, 36-38)

Vivemos para ser amados e o nosso tesouro é perceber o grande passo para tal: amar os outros!


"Levantai-vos e não tenhais medo"
(Mt 17,7)

Alargar horizontes,
criar laços,
abrir fronteiras…

Medir forças,
inventar rotas…

Não poder nada,
ser capaz de tudo…

FAZER-SE AO LARGO!…
"Ó Deus, pelo teu amor, tem compaixão de mim;
apaga os meus pecados, pela tua grande misericórdia!
Lava-me completamente da minha maldade;
purifica-me dos meus delitos.
Ó Deus, dá-me um coração puro;
renova e dá firmeza ao meu espírito.
Não me afastes da tua presença nem me prives do teu santo espírito!
Tu não queres sacrifícios; se não eu oferecia-tos;
e não aprecias ofertas de animais.
O sacrifício que agrada a Deus é o arrependimento."

Salmo 50 (51), 3-4.12-13.18-19a
Mulheres Levantai-vos!

Hoje é dia internacional da Mulher.
Tantas vezes se diz:
— "Existe um dia dedicado à mulher?!… Só pode ser porque a mulher está em crise, porque algo vai mal com a mulher".
Será mesmo assim? Que crise é essa que atinge a faceta feminina da humanidade? Sim, porque a mulher não é um ser isolado e distinto… é humana, tanto quanto o homem, completando, com ele, a espécie. Se há crise, portanto, nunca será uma crise da mulher mas da humanidade.
Dizer que actualmente não passamos por uma "crise de crescimento", com perda da identidade, do rumo… e de algo mais, seria negar o que é por demais evidente. Foram os nossos antepassados que lançaram esta sociedade à deriva; nós apoiá-mo-los porque até eram pessoas muito inteligentes que tinham uma ciência feita de certezas e já não precisavam de Deus. Já Zaratustra profetizara que diante da morte de deus o universo ficaria à deriva sem saber para onde ir. E agora?…

Bem, agora como sempre Deus pode mais, infinitamente mais que a nossa pequenez, que o nosso egoísmo. Deus não morre porque é Vida eterna. Jesus, o homem Deus, morreu mas ressuscitou e a morte já não tem domínio sobre Ele. É nesta palavra verdadeira do Pai que encontramos o caminho da vida, ontem como hoje e sempre. Jesus é o caminho das mulheres, dos homens, de todo o Universo. Ele que manifestou o amor que é o Pai, continua a dizer-nos: "Levantai-vos! Não vos deixeis abater pela tristeza, pelo medo, pela morte. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". O segredo está em ser como Jesus, que pôs o amor como tónica da vida toda, o amor levado até ao extremo de dar a própria vida para que nós a encontrassemos!

Tantas mulheres dão vida com a sua vida. Não apenas as que são mães biológicas mas todas as outras que dão o que têm e o que são por amor da humanidade, numa maternidade universal que levanta o mundo. A todas estas mães queremos abraçar, felicitar, festejar.
O dia Internacional da Mulher é dia de festejar a beleza do amor de Deus que se manifesta em cada mulher que assume ser mãe da humanidade. Não duma humanidade abstracta e indistinta, mas de cada pessoa concreta que passa nos caminhos da vida e a quem dá um pedacinho de Deus… porque Deus é amor!
"Deus verdadeiro,
a tua Palavra não ilude,
a tua palavra liberta,
a tua palavra renova, interpela
A indiferença acumulada das nossas palavras
dificulta o acolhimento da sobriedade da tua vontade.
Neste caminho para a Páscoa,
retira a formalidade palavrosa à nossa oração,
purifica a nossa vontade pretensiosa,
disposta a convencer-te dos nossos desejos.
Sê tu a inspirar-nos um fecundo silêncio,
como abertura disponível e confiante
à força da tua palavra criadora em nós da simplicidade crente."

por CARLOS AZEVEDO, Bispo auxiliar de Lisboa
in www.rr.pt, oração da manhã
"Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem aqueles que pensam que é por muito falarem que Deus os ouvirá. Não sejais como eles! O vosso Pai sabe muito bem do precisais, antes de lho pedirdes… deveis orar assim:
"Pai nosso que estás nos céus:
Santificado seja o teu nome; venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Dá-nos hoje o pão de que precisamos.
Perdoa-nos as nossas ofensas, como nós perdoámos aos que nos ofenderam.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal."

De facto, se perdoardes aos outros as suas ofensas, o Pai celestial também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos outros, o vosso Pai também vos não perdoará."
Il Papa ci dice…
"Cari fratelli e sorelle!
… abbiamo iniziato la Quaresima… tempo liturgico, che stimola i cristiani ad impegnarsi in un cammino di preparazione alla Pasqua… il Vangelo ci ricorda che Gesù, dopo essere stato battezzato nel fiume Giordano, spinto dallo Spirito Santo, che si era posato su di Lui rivelandoLo come il Cristo, si ritirò per quaranta giorni nel deserto di Giuda, dove superò le tentazioni di satana (cfr Mc 1, 12-13). Seguendo il loro Maestro e Signore, anche i cristiani per affrontare insieme con Lui "il combattimento contro lo spirito del male" entrano spiritualmente nel deserto quaresimale.
L'immagine del deserto è una metafora assai eloquente della condizione umana. Il Libro dell'Esodo narra l'esperienza del popolo di Israele che, uscito dall'Egitto, peregrinò nel deserto del Sinai per quarant'anni prima di giungere alla terra promessa. Durante quel lungo viaggio, gli ebrei sperimentarono tutta la forza e l'insistenza del tentatore, che li spingeva a perdere la fiducia nel Signore e a tornare indietro; ma, al tempo stesso, grazie alla mediazione di Mosè, impararono ad ascoltare la voce di Dio, che li chiamava a diventare il suo popolo santo. Meditando su questa pagina biblica, comprendiamo che per realizzare appieno la vita nella libertà occorre superare la prova che la stessa libertà comporta, cioè la tentazione. Solo liberata dalla schiavitù della menzogna e del peccato, la persona umana, grazie all'obbedienza della fede che la apre alla verità, trova il senso pieno della sua esistenza e raggiunge la pace, l'amore e la gioia.
Proprio per questo la Quaresima costituisce un tempo favorevole per un'attenta revisione di vita nel raccoglimento, nella preghiera e nella penitenza. Gli Esercizi Spirituali che, com'è tradizione, si terranno da questa sera fino a sabato prossimo qui, nel Palazzo Apostolico, aiuteranno me e i miei collaboratori della Curia Romana ad entrare con maggior consapevolezza in questo caratteristico clima quaresimale. Cari fratelli e sorelle, mentre vi chiedo di accompagnarmi con le vostre preghiere, assicuro per voi un ricordo al Signore perché la Quaresima sia per tutti i cristiani un'occasione di conversione e di più.

"Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Convertei-vos e acreditai no Evangelho!"

Uma cabeça fria e um coração quente são os sinais de uma pessoa brilhante! Mas hoje em dia as pessoas geralmente tem uma cabeça quente e um coração frio...
Se queremos progredir temos que manter nossa cabeça fresca e o coração hospitaleiro.
Muitos dizem que se não gritarem ou ficarem furiosos, ninguém irá escutá-los... mas é uma grande ilusão usar a raiva como força. Pelo prejuízo que causa a raiva é injustificável.
Uma mente calma toma decisões certas, efectivas e precisas.
Um coração quente é flexível, compassivo e tolerante e ajuda a ter sucesso na longa jornada.


"Levantai-vos, vamo-nos daqui!" (Jo 14, 31)