UMA PEREGRINAÇÃO SOB O SIGNO DA VOCAÇÃO


Caros Diocesanos:
Escrevo-vos esta breve mensagem para vos convidar a participar na peregrinação anual da nossa Diocese ao Santuário de Fátima, à casa da Mãe e Padroeira, no próximo dia 25 de Março.
QUE SENTIDO QUEREMOS DAR ESTE ANO À NOSSA PEREGRINAÇÃO? Ela insere-se dentro dos objectivos da vivência da Quaresma e do Ano Pastoral, tais como os referi na mensagem quaresmal: “Os 40 dias da Quaresma, a caminho da Páscoa, são um tempo que Deus nos oferece como tempo privilegiado de graça, de verdade, de libertação para reencontrarmos o gosto de Deus, a alegria de viver, a frescura da nossa fé e do nosso amor... É um tempo propício para descobrir e aprofundar a graça, a beleza e a alegria da nossa vocação cristã na Igreja e no mundo.”A peregrinação é pois um acontecimento espiritual, uma “grande viagem interior” no coração de todos e da Igreja Diocesana no seu conjunto, para renovar a vitalidade da fé e da vocação, juntamente com Maria, Mãe da Igreja.
PEREGRINAR À DESCOBERTA DO SENTIDO DA VOCAÇÃO! É um momento forte na vida da nossa comunidade, que se inspira no tema da “vocação” cristã.Na peregrinação fazemos a experiência de que há algo que ainda não alcançamos e para o qual caminhamos. No caminhar em oração e recolhimento torna-se clara – e interiorizamos – a meta da nossa vida: “a vocação à qual Deus, lá do alto, nos chama em Jesus Cristo” (Fil. 3,14). E é tonificante para nós termos sempre diante dos nossos olhos esta meta – vocação em todo o nosso agir. Este é um dos apelos da Mensagem de Nossa Senhora em Fátima. A Nossa Senhora, no dia da Peregrinação, queremos confiar todas as gerações: as crianças, os adolescentes, os jovens e adultos, os que sofrem, todas as vocações que estão a germinar, todos os corações nos quais o Senhor fala silenciosamente chamando ao dom de Si para o serviço de Deus e aos irmãos.Queremos pedir a Deus, por intercessão de Maria, o dom de novas vocações de especial consagração, sobretudo ao sacerdócio ministerial. E que, no termo da peregrinação, todos nós sejamos mais capazes de corresponder à vocação própria de cada um, vivendo-a com mais profundidade, alegria e beleza.Eia, pois, irmãos e irmãs, ponhamo-nos a caminho como peregrinos! A Igreja Diocesana de Leiria-Fátima e o seu Bispo contam convosco no dia 25! A quantos não podem participar fisicamente convido-os a acompanharem a peregrinação com as suas intenções e a sua oração.


Um abraço fraterno do vosso Bispo,† António Marto




Estamos em Peregrinação...

Aguardam-se ecos!

"Levantai-vos! Vamo-nos daqui!"



Pedro pescador e Paulo de Tarso convidam todos os amigos e visitantes deste blog para a festa do nosso primeiro aniversário!


Como não podia deixar de ser, reapresentamos aquele que foi o nosso primeiro post e que é, aliás, a Palavra que nos move: "Levantai-vos! Vamo-nos daqui!" (Jo 14, 31)

Lançamos a todos o desafio de deixarem o vosso comentário a este apelo de Jesus, o que vos sugere, a que vos impele... é enriquecedor para o lugar!

Quanto a nós prometemos novidades para o novo ano que se inicia assim com este tempo de libertação que é a caminhada Pascal!


Obrigado a todos pelas vossas visitas, comentários, amizade... apareçam sempre!


Abraços fraternos!