Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco»

... e a tua PAZ fica
preenche
completa
aquieta
confirma
comove até às lágrimas!

... a tua PAZ ilumina o caminho
abre o coração ao infinito
a mente ao sonho do impossível
a vida à alegria completa

... a tua PAZ é sinal do teu Espírito Santo!
Aleluia!
... eu te louvo ó Pai, Senhor do Céu e da terra!
Somos as testemunhas destas coisas! Aleluia!
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes:«Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém.
Vós sois as testemunhas destas coisas.
E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.»
Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria.
E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus.



Neste domingo a Igreja Católica sublinha o papel das Comunicações Sociais, nomeando as de inspiração cristã. Talvez poucos tenham reparado mas nós, bloguistas anunciadores da Palavra, somos parte deste grupo. Fica aqui uma felicitação e um abraço amigo a todas e todos quantos se dedicam, desta forma, ao anúncio de Cristo!

Foi Ele que fez de nós testemunhas da sua ressurreição... aguardemos o Espírito que sobre nós será derramado em abundância!


Aproveito a ocasião festiva para agradecer ao Nahar e ao seu Jogo de Palavras a nomeação para os óscares dos blogs! Foi, de facto, interessante a forma como nos conhecemos, primeiro no msn, depois ao vivo e a cores em Fátima!
A nossa selecção não foi fácil... mas ficam estes amigos que nos vieram primeiro ao pensamento e ao coração: o Ad Amorem apesar de estar fechado para obras mas é do meu maninho Missé que me fez entrar neste mundo virtual e agora integra o mundo mais real de outras evangelizações, as Palavras de Fogo vindas do Alentejo onde pela primeira vez encontrei referência ao meu anúncio, o Migalhas que nos mata a fome com histórias de tocar o coração, o Coração de Deus pela simpatia e pela beleza com que escreve e as Raízes do Mundo que vão dando passos num desejo de comunhão e de unidade!

O amor é a aventura e a ousadia de querer arriscar uma vida nova...
É algo que toca o coração humano e o faz desejar mais...
Amar alguém é consequência de existirmos como seres humanos.

Todos nós, por mais duros e intocáveis que queiramos parecer, sentimos a necessidade de amar e de ser amados.
Diremos nós que só o amor nos leva a sonhar e a buscar o transcendente. O sonho, tal como o amor, leva-nos a querer entrar com mais consciência na realidade daquilo para que somos: conquistar, construir a felicidade!

Talvez pensemos que a felicidade é algo que já está feito! Mas não...
A felicidade somos nós que a construimos!

Tal como o arquitecto que cuidadosamente elabora o esboço do projecto de uma casa e, incansavelmente, o molda até ficar uma verdadeira obra de arte... também nós temos que começar a construir aquilo que realmente nos faz felizes e deixar que se torne um raio de luz que ilumina todos os que estão à nossa volta!

Jesus promete... para cumprir!

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós! Ainda um pouco e o mundo já não me verá; vós é que me vereis, pois Eu vivo e vós também haveis de viver. Nesse dia, compreendereis que Eu estou no meu Pai, e vós em mim, e Eu em vós.
Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele».
Perguntou-lhe Judas, não o Iscariotes: «Porque te hás-de manifestar a nós e não te manifestarás ao mundo?» Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou».
«Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse». «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu. Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer».



A forma como Jesus termina este discurso revela bem o que Ele é, a forma como se relaciona connosco e como ilumina as nossas vidas.
Quem de nós, na vida pessoal, ainda não O ouviu dizer verdades que se realizam depois? Eu já ouvi e de que forma me deslumbro cada vez que as recordo e vejo que nem tudo foi imediato, mas em nada Ele me desiludiu!
Como povo da Aliança cabe-nos acreditar na Palavra que não regressa ao Pai sem ter cumprido a sua missão!
Hoje, peço licença a Lucas para lhe tomar a pena e as palavras...

"Enquanto Paulo percorria os caminho de Fátima, o espírito fremia-lhe de indignação, ao ver a cidade repleta de ídolos... Paulo anunciava a Boa-Nova de Jesus e a ressurreição, ao que as pessoas comentavam: «Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? O que nos dizes é muito estranho e gostaríamos de saber o que isso quer dizer»...
Paulo disse, então: «Peregrinos de Fátima, vejo que sois, em tudo, as pessoas mais religiosas. Percorrendo a vossa cidade e examinando os vossos monumentos sagrados, até encontrei um altar com esta inscrição: 'Ao Deus desconhecido.' Pois bem! Aquele que venerais sem conhecer é esse que eu vos anuncio. O Deus que criou o mundo e tudo quanto nele se encontra, Ele, que é o Senhor do Céu e da Terra, não habita em santuários construídos pela mão do homem, nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, Ele, que a todos dá a vida, a respiração e tudo mais. Fez, a partir de um só homem, todo o género humano, para habitar em toda a face da Terra; e fixou a sequência dos tempos e os limites para a sua habitação, a fim de que os homens procurem a Deus e se esforcem por encontrá-lo, mesmo tacteando, embora não se encontre longe de cada um de nós.
É nele, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos.
Se nós somos da raça de Deus, não devemos pensar que a Divindade se compraz com o ouro, a cera ou o sangue dos nossos sacrifícios. Sem ter em conta estes tempos de ignorância, Deus faz saber, agora, a todos os homens e em toda a parte, que todos têm de se arrepender, pois fixou um dia em que julgará o universo com justiça, por intermédio de um Homem, que designou, oferecendo a todos um motivo de crédito, com o facto de o ter ressuscitado de entre os mortos.»

(adaptado de Act 17 e o Paulo de então sou eu próprio)
A Palavra da semana

Depois de Judas ter saído, Jesus disse: «Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há-de revelá-la muito em breve.»
«Filhinhos, já pouco tempo vou estar convosco. Haveis de me procurar, e, assim como Eu disse aos judeus: 'Para onde Eu for vós não podereis ir', também agora o digo a vós.


Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros; que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.»

O amor aos irmãos e irmãs sem qualquer discriminação ou acepção... nunca me pareceu difícil até ao dia em que descobri que tinha inimigos!
A Primavera desabrocha na vida das flores, dos animais, das sociedades, de cada pessoa...


Tudo isto acontece porque o sol começa a aproximar-se de nós e a despertar nos nossos corações emoções e sensações únicas e próprias da Primavera.
O que move toda esta realidade é o sol.

Sendo assim, fica provado que o sol tem influência dentro e fora de nós...

Mas será que esta alegria advém apenas e só da proximidade e permanência contínua do sol? Não estará ela unida à alegria da estabilidade e da segurança da nossa vida?
O perfume que a rosa expande só nos toca com intensidade se estamos realizados!
A Primavera passa!... Mas a alegria é um sentimento que tem de continuar para dar vida e cor a todos os acontecimentos.
Está nas nossas mãos a vontade de nos pôr-mos a caminho à procura de ser felizes naquilo que somos e sonhamos!
Catequese urgente

Num Santuário do Centro de Portugal, "de cuyo nombre no quiero ahora acordarme" (faz sentido citar aqui Cervantes!) ocorreu a seguinte tragédia que bem traduz a profundidade do cristianismo português:

Decorria uma celebração eucarística. Uma pessoa entra no local da celebração com o propósito de colocar um ramo de flores junto duma imagem de Maria que estava próxima do altar.
Ao ser impedida de o fazer e aconselhada a aguardar pelo final da celebração, reclama exaltada:
"Mas é por causa da hóstia?! Eu estou na minha devoção e o padre está na dele, não tem nada a ver uma coisa com outra!"


Esta distorção absoluta é uma triste realidade que dilacera o coração crente. Eu sei que a fé é um dom de Deus e mais ainda a fé em Cristo... mas o dom tem que ser cultivado! Vamos ficar indiferentes como se nada tivesse que ver connosco?