Palavra de Deus
«Está aqui um rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes.
Mas que é isso para tanta gente?»

Olá pessoal!

Este mês de Julho tem sido um pouco atribulado :) ! Será o cansaço acumulado de um ano, ou simplesmente os dolorosos momentos em que o mundo parece cair aos nossos pés?

A vida é feita de momentos óptimos e menos bons... O verbo, o imperativo da palavra Levanta-te tem muito impacto no ser humano quando este enfrenta momentos negativos.
Coragem!

Será que ainda há razões para acreditar?
Palavra de Deus

"Vinde… e descansai um pouco"


Jesus Cristo é o verdadeiro e único pastor do povo, esta é a verdadeira mensagem da liturgia. Pois no Evangelho é indicado como justo pastor, o rei que governa com sabedoria e direito, como havia anunciado o profeta Jeremias.
Jesus dá origem ao mundo novo, justo e fraterno, construído com os pobres e marginalizados. Ele conduz à vida e à paz, como nos confirma a carta aos Efésios, contrapondo-se assim aos líderes traidores, apontados pelos profetas e pelo próprio Jesus.
Notícia da semana

O lugar da religião

Foi alvo de grande contestação, por parte das associações futebolísticas do planeta, a atitude da selecção de futebol do Brasil depois da vitória na Taça das Confederações. 
Terminado o jogo da final, num gesto simbólico de fé e gratidão, técnicos e jogadores ajoelharam-se, abraçaram-se e rezaram!

Não o fazemos tantas vezes diante dos sucessos pessoais ou das vitórias dos que nos são queridos?!

Aqui, porém, a contestação e a crítica chegaram ao pondo de se pedir (ou exigir) aos responsáveis máximos do futebol mundial que tais manifestações (escandalosas, ao que parece) não se voltem a repetir!
"Não há lugar para a religião no futebol", proferiram os responsáveis da Federação Dinamarquesa. Grave mesmo foi a atenção dada a este reparo, de tal modo que o presidente da FIFA prometeu proibir tais comportamentos nas próximas competições oficiais!

O que estes senhores não parecem saber é que o futebol é jogado, preparado, assistido… por pessoas!
E onde há pessoas deverá haver, antes de mais, liberdade: a opção/manifestação religiosa é uma das suas dimensões!

E o que eu pareço esquecer é que a liberdade do século XXI é mesmo esta: se ninguém gosta não se deve nem pode fazer! Segue-se a maioria e nunca a verdade ou a justiça!
Curiosidade

Bíblia mais antiga do mundo disponível online


O Codex Sinaiticus foi redigido no século IV e hoje encontra-se fragmentado e espalhado pelo mundo.

Agora, pode ser visto de forma completa, na Internet. Trata-se de uma iniciativa conjunta das várias instituições que detinham uma parte dos 800 fragmentos ou páginas da Bíblia escrita em grego.


O texto completo pode agora ser visto no site  http://www.codexsinaiticus.org.


O Codex Sinaiticus, cujo nome deriva da localização do Mosteiro de Santa Catarina, é, a par do Codex Vaticanus, o exemplar completo da Bíblia mais antigo do mundo.

Palavra da semana

"Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois"

Notícia da semana

Caritas in Veritate


É claramente a notícia da semana, a nova encíclica de Bento XVI!
Uma encíclica social, como já se vinha anunciando, para acrescentar ao rol da Doutrina Social da Igreja.
Em tempo de crise que angustia tantos corações, a voz do pastor não podia deixar de se fazer ouvir!

Aqui no Levantai-vos tomaremos o texto como base de reflexões sócio-económicas a apresentar nos próximos tempos.
Esperamos, assim, divulgar a autorizada mensagem de quem aplica a perene moral cristã às dores e angústias de todos os tempos!
Palavra de Deus
"Naqueles dias,
o Espírito entrou em mim e fez-me levantar.

Ouvi então Alguém que me dizia:
«Filho do homem,
Eu te envio aos filhos de Israel,
a um povo rebelde que se revoltou contra Mim.
Eles e seus pais ofenderam-Me até ao dia de hoje.
É a esses filhos de cabeça dura e coração obstinado
que te envio, para lhes dizeres:
‘Eis o que diz o Senhor’.
Podem escutar-te ou não
 porque são uma casa de rebeldes ,
mas saberão que há um profeta no meio deles»."
(Ez 2,2,-5)

Ezequiel viveu entre os séculos VII e VI a.C. Uma época, à primeira vista, muito diferente da nossa.
Mas quando nos detemos em textos como este, encontramos outra realidade sob a capa da tecnologia, do progresso, do avanço da ciência: o espírito humano é o mesmo, o Espírito do Senhor é o mesmo e continua a entrar em cada pessoa e a levantá-la para que vá e O anuncie.
Ezequiel ouviu a Palavra e foi, conforme o envio do Senhor não obstante a certeza da rebeldia e obstinação dos seus interlocutores.

Ontem como hoje o anúncio não pode parar: urge a confiança n'Ele que infunde esperança mesmo diante da maior das dificuldades, urge o cuidado pelos outros e ao serviço a cada irmão e irmã que pode ser alavanca para superar toda e qualquer crise social ou económica!

Ainda que ninguém o queira ouvir Deus continua a querer fazer-se presente para bem dos seus. E não paramos nem desistimos porque é na debilidade de um anúncio que parece infrutífero que se revela o Yehezq'el, o Deus que dá força!

Notícia da semana

Se não tiver amor… nada sou… de nada me aproveita!

Terminou, com a festa de S. Pedro e S. Paulo, o ano Paulino.

Como em muitas ocasiões e de muitos modos se ouviu dizer, foi um ano a caminhar com Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, o apóstolo das epístolas, o homem que na estrada de Damasco se deixou levantar por Cristo ressuscitado!

Multiplicaram-se as iniciativas por todo o orbe católico e, creio bem, que o mínimo que se pode dizer é que valeu a pena!

Um exemplo disso, que testemunhei, aconteceu numa das iniciativas que desenvolvi dirigida a crianças de 11/12 anos.

Depois de falarmos sobre a vida de Paulo e vermos um breve documentário, terminei dizendo que Paulo era o principal autor do Novo Testamento e que um dos seus textos mais belos, na minha opinião, estava na primeira carta aos cristãos de Corinto, no capítulo 13. Como tarefa a realizar em casa, tinham que procurar o dito texto na Bíblia, transcrevê-lo para o caderno diário e dar uma opinião sobre o mesmo. A vontade de o fazer não seria muita mas, para alguns, o cumprimento do dever escolar impunha-se. Porém, qual não foi a surpresa destes pequenos jovens ao lerem o texto! Chegaram entusiasmados à aula seguinte e entre vários comentários ouvi este que me fez pensar:

– O texto é mesmo bonito!… Tem a certeza que isto se lê na Missa? Nunca o ouvi… aliás nunca ouço nada porque na Missa estou sempre distraído!

Acontece com qualquer um de nós! Não censuro o menino… mas não deixa de ser sintomático. Tantas vezes desvalorizamos a sabedoria religiosa a tal ponto que nem sequer a escutamos e, assim, não chegamos a perceber o encanto dos seus ensinamentos!

Com o intuito de divulgar a Palavra a mesma que nos levanta temos publicado uma rubrica que lhe é dedicada. Sempre o fizemos de forma mais ou menos regular, mas ultimamente tem sido participada por todos os colaboradores do blog.

Assim, em cada domingo continuará a aparecer por aqui algum excerto da Liturgia, como partilha nossa da loucura do amor de Deus que é, afinal, mais sábia que os homens!