Palavra de Deus.

"Eis o que diz o Senhor:
Dias virão, em que cumprirei a promessa
que fiz à casa de Israel e à casa de Judá...

Quando estas coisas começarem a acontecer,
erguei-vos e levantai a cabeça,
porque a vossa libertação está próxima."

Palavra de Deus

Contemplava eu as visões da noite, quando… veio alguém semelhante a um filho do homem…
O seu poder é eterno, não passará jamais, e o seu reino não será destruído

A exegese tradicional na profecia de Daniel uma referência a Cristo, o Filho do Homem, o Senhor e o Rei do Universo.
O próprio Jesus diversas vezes se referiu a si próprio, segundo os Evangelhos, como filho do homem. Estaria a pensar na palavra do profeta, apenas? Ou referir-se-ia à condição humana que assumia, tal como nós?
E Daniel? A quem se refere? Provavelmente a uma figura humana que surgia nas suas visões… cujo poder é eterno, cujo reino não será destruído.
A História humana apresenta-nos reinos, impérios, lugares de poder que depois de um período áureo não escapam à derrocada, ao fim.
Onde estará, então, este reino cujo poder não passa?
Jesus passou fazendo o bem, nas palavras de Pedro, e isso O torna imortal e lhe confere uma autoridade que está para além do espaço, do tempo e da História!
Quem O segue, fazendo o mesmo bem, arrisca-se a idêntica condição imortal e intemporal!
Personalidade do mês

Mulheres do Uganda
Recentemente, pela pena de Aura Miguel, ficamos a conhecer um grupo de mulheres do Uganda, doentes de sida, que sobrevivem a trabalhar numa pedreira.
Partem as pedras à mão e vendem-nas aos construtores, passando o dia apenas com uma refeição!
Foi Rose Busingyyie quem fundou o grupo.
Quando estas mulheres souberam do tsunami da Tailândia e do Katrina nos EUA e, ainda do terramoto em L'Aquila, quiseram ajudar as vítimas!
Sabemos o que é viver sem casa e sem comer. Se eles pertencem a Deus, pertencem também a nós. Por isso, vamos ajudá-los!
E ofereceram uma quantia considerável do que, realmente, lhes fazia falta. Surpreende-nos a humanidade e abertura ao outro de quem quase nada tem!

Um bom exemplo para inaugurar esta nova rubrica do Levantai-vos!
Notícia da semana
O Muro que já não é…

Angela Merkl, actual chanceler da Alemanha unida, não se cansou de
afirmar ter sido o 9 de Novembro de 1989 o dia mais feliz da sua vida. E imagino quanto!
Vivi de perto, com o coração entenda-se, o drama dos povos de Leste. Era evidente, na época, como este muro divisório simbolizava a cortina de ferro que lhes impedia a liberdade.

Ou, mais ainda que um símbolo, para quem lá perdeu a vida ou convivia diariamente com a presença esmagadora de tal realidade… chegou a parecer um tormento interminável!
Daí a alegria, a felicidade de quem o viu cair, pois
com o Muro quantas angústias e tormentos caíram!
A Europa não é perfeita ainda, mesmo no que respeita à igualdade entre os povos. Mas sem dúvida que foi dado um grande passo neste dia.
E quem o deu? O povo e não os governantes!
Não entro em críticas nem leituras políticas… mas fica uma leitura real: o Reino de Paz, de Justiça e de Verdade que Alguém anunciou continua a crescer, paulatinamente, pela acção dos que tantas vezes são tidos por insignificantes, mas que acreditam e vencem!

Também por isto é momento de alegria para nós os crentes.
Na minha infância vivia fascinado pela ideia de que Deus poderia libertar os povos de Leste graças à oração realizada em qualquer parte do mundo.
Aprendi-o na família que me contava os diálogos de Maria com os Pastorzinhos de Fátima.
E rezava com muito entusiasmo e fé! Parece que valeu a pena! Com a oração lançamos a semente para os nossos irmãos de leste alcançarem, primeiro a coragem, depois a liberdade!
Palavra de Deus

"Em verdade vos digo:
Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros.
Eles deitaram do que lhes sobrava,
mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha,
tudo o que possuía para viver".

Se a pobre viúva ofereceu tudo o que tinha para viver, já não lhe restava mais nada senão acreditar que o Senhor tivesse compaixão dela.
Qual de nós, que não tendo nada para viver, não desespera?
Será que somos capazes de ter a atitude da pobre viúva?
Notícia da Semana

O Lugar da Religião II

Na passada terça-feira o Tribunal Europeu de Direitos do Homem condenou o governo italiano a pagar uma indemnização de 5000€, por danos morais, a Soile Lautsi.
Tudo por causa de uma queixa que esta cidadã italiana de origem finlandesa apresentara contra a escola pública frequentada pelos filhos, por esta se ter recusado a retirar os crucifixos expostos
nas paredes das salas de aula.
O Juiz entendeu que tal presença representava uma "violação à liberdade religiosa dos alunos".
Nada disto é notícia, pois vão sendo frequentes tais ocorrências e considerações!

Novidade mesmo, creio ser a posição assumida por Mariastella Gelmini, Ministra da Educação, que prometeu recorrer da sentença afirmando que a presença dos crucifixos nas escolas é, antes de mais, "um símbolo da nossa tradição" e identidade cultural, pelo que não serão retirados.
Vai sendo rara, nos europeus, esta vontade de assumir e valorizar as próprias raízes. Da nossa cultura faz parte a religião da qual não temos que nos envergonhar, nem relegar para um canto escuro! Falta luz sobre o assunto pois, frequentemente, a consciência colectiva despreza a religião.
Compete-nos, aos crentes, testemunhar a bem da verdade!
Foto da semana
Fall Trees

Palavra de Deus
Agora somos filhos de Deus
e ainda não se manifestou o que havemos de ser

E o que é que havemos de ser que ainda se não manifestou?
São inauditas estas palavras de João e, por diversas vezes, me têm feito pensar.

O Apóstolo explica que quando o que havemos de ser se manifestar - quando se tornar visível, quando for realidade - seremos semelhantes a Deus, ao vê-lo tal como Ele é - e não como sempre suposemos, nem como nos contaram.
Mas, o que é isto de ser semelhante a Deus?!

Fica à reflexão…

Para já uma certeza: quem tem em si esta esperança - a de se tornar semelhante a Deus - faz parte do grupo dos que, passando pela grande tribulação, estão em festa pois conhecem a Salvação!