Palavra de Deus

"... tirou-nos do Egipto, com a sua mão forte e seu braço estendido, com grandes milagres, sinais e prodígios. E deu-nos esta terra, terra onde corre leite e mel."

Deus conduz sempre o seu povo com o objectivo de o libertar. Ele conduziu o povo de Israel e libertou-o da opressão dos Egípcios, mostrando-lhes a terra prometida!
É isto que Deus quer fazer também connosco neste tempo de quaresma, tempo este que será antes de mais um percurso de libertação.
Boa caminhada!!!

Voz do Vaticano
Caritas in Veritate

A verdade liberta a caridade dos estrangulamentos do emotivismo, que a despoja de conteúdos relacionais e sociais, e do fideísmo, que a priva de amplitude humana e universal

Verdade!
Vocábulo repetidamente impressionante. Até, de certo modo, intransigente ou exigente.
No entanto, quando enxergamos, para ver melhor… encontramos algo diferente: a verdade é a realidade, a totalidade das coisas que nos permite abarcá-las como realmente são, sem nos sujeitarmos a limitações próprias da nossa finitude.
Por isso, afirma a Escritura que a Verdade nos liberta - das limitações - para chegarmos mais longe, mas alto, mais fortes!

No tempo favorável que se nos apresenta vivamos a tal caridade que é feita de relações pessoais, de vidas que nos tocam e nos completam.
Palavra de Deus

Bendito quem confia no Senhor
e põe no Senhor a sua esperança.
É como a árvore plantada à beira da água, que estende as suas raízes para a corrente… em ano de estiagem não se inquieta e não deixa de produzir os seus frutos.

Confiança, confiança, confiança!

Característica dominante do Amor, algo que Deus espera daqueles que escolheu e a quem prometeu a sua felicidade.
A confiança leva à esperança, esta à tranquilidade e serenidade que permitem uma vida com resultados e sem inquietações.


Que o Senhor nos dê o DOM desta CONFIANÇA!
Palavra de Deus

Estes dois textos são importantes porque nos convidam a acreditar, ou ao menos a pressentir, que Deus está acima das coisas do dia a dia. Os antigos sentiam-se fracos e ignorantes perante a natureza e a História; nós parece que imaginamos que sabemos tudo e que não há saber para além. Não nos espantamos com nada!
A experiência religiosa começa no dia em que descobrimos que, para além da imensidade do espaço e do tempo, existe o Infinito de Deus. Que não é o infinito do escuro, nem o infinito das operações do pensamento, é o Infinito bom do amor. E que Ele nos convida a perder todos os medos, a converter-nos dos nossos pecados, a responder-Lhe igualmente no amor, e a amar os homens, nossos irmãos.

Esta é a grande lição que retiro da 1ª leitura e Evangelho desta semana: reparamos que devemos fazer das nossas fraquezas forças, pois a misericórdia é accionada pelo pecado só após reconhecimento do mesmo.

Assinalo como virtude a extrair, a humildade.
Foto da Semana
Alerta Azul

Parque das Nações, Fevereiro 2010
Voz do Vaticano
Caritas in Veritate

Nos âmbitos social, jurídico, cultural, político e económico… não é difícil ouvir declarar a sua [da caridade] irrelevância para interpretar e orientar as responsabilidades morais. Daqui a necessidade de conjugar a caridade com a verdade…
Deste modo, teremos não apenas prestado um serviço à caridade, iluminada pela verdade, mas também contribuído para tornar credível a verdade, mostrando o seu poder de autenticação e persuasão na vida social concreta.

Caritas, Veritas, Ethos, Oikos…

Poderíamos listar tantos mais vocábulos referentes a realidades que hoje insistimos (enquanto clã social - ocidentais e filhos e filhas do helenismo) em separar, desligar, isolar.
Mas a verdade existe e é diversa da que queremos criar, donde a ruptura!
Não há mal sem remédio, para quem crê! A cura urge, porém.

Nos corredores universitários sempre ouvi aos professores de economia que o lucro é um bem a perseguir mas, sem que o empresário perca a vida, sem que os recursos se acabem, sem que o futuro fique desacautelado.
Não está já este ethos imbuído de caritas? Resta concretizá-lo para bem de todos - no presente e no futuro!
Palavra de Deus

"Ainda que... se não tiver amor nada sou..."

Ainda que seja isto ou aquilo; Tenha muita coisa ou pouca; seja feliz ou infeliz! Se não tiver amor, se não ajudar quem precisa de mim, se não aprender a ser feliz com o que tenho... de nada me serve, resumo-me a nada e a ninguém, sem identidade e sem metas a atingir.
O amor é tudo! Renova e transforma a vida dando-lhe aquele sabor especial que faz a diferença.