Foto da Semana
Heróis do Mar?…

Onde estão esses heróis?…
"Senhor, falta cumprir-se Portugal!"
Palavra de Deus

"Fiz de Ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra"

A salvação que Deus oferece é saúde para a pessoa que a acolhe, para a humanidade na multiplicidade de relações que a interligam, para o lugar que habitamos com todos os seus ecossistemas.
Não tem as fronteiras que tantas vezes estabelecemos, daí que nas suas visões o apóstolo tenha encontrado uma multidão imensa de todas as nações, tribos, povos e línguas!
Em dia de oração pelas vocações, tantas vezes entendidas como sendo exclusivamente a vinculação à instituição eclesial e medidas pela capacidade de trazer mais e novos membros para a mesma instituição, fica-nos o desafio de escutarmos a voz do Senhor nestas palavras.

No dia (no hoje) da salvação Deus enxugará todas as lágrimas [de todos os] olhos
Foto da Semana
Bailado Verde

As árvores parecem dançar, quase pavonear-se exibindo-se mais que a ditosa obra…
Palavra de Deus
Domingo de Páscoa

Neste dia a liturgia recorda-nos que Jesus está sempre presente na comunidade. É Ele quem anima os apóstolos, escondidos por medo dos judeus. É Ele quem nos dá a paz que precisamos e que nos reúne como comunidade de irmãos. É Ele quem responde a cada em conforme a sua necessidade, fazendo-nos, amadurecer na fé. É Ele quem fortalece os cristãos no caminho de evangelização, fazendo-nos suportar as prisões, os ultrajes e até a morte. É Ele que vem em nosso auxilio quando fraquejamos na fé.
Crónica da semana
Eyjafjallajokull paralisa Europa

A nuvem de cinza vulcânica, com origem no glaciar islandês de Eyjafjallajokull, obrigou ao
cancelamento de metade do tráfego aéreo previsto para hoje na Europa

A notícia surgiu no final da semana e perturbou, condicionou… teria assustado até, talvez, se não se soubesse a origem de tal ocorrência (o vulcão tinha despertado a 20 de Março). Mais de 15 mil voos cancelados, num só dia do velho continente!
Este incidente natural que, felizmente, não provocou danos humanos nem materiais directos não deixa de nos fazer reflectir acerca da nossa tremenda fragilidade, não obstante toda a técnica e tecnologia que, ao longo dos séculos, vamos conseguindo desenvolver.
O progresso é bom e se o procuramos é porque queremos, legitimamente, evoluir superando os nossos limites. Ocorrências como esta asseguram-nos que essa superação nunca será absoluta! A interdependência, a necessidade de ajuda, de apoio, de cooperação com os outros, com os ecossistemas e com um Outro são realidades garantidas enquanto formos humanos!
Foto da semana
Despertar

Mafra, Abril 2010

Voz do Vaticano
Caritas in Veritate

"… o anúncio de Cristo é o primeiro e principal factor de desenvolvimento… desenvolvimento do homem todo e de todos os homens"


A Rerum Novarum da época contemporânea!
Assim é designada a Populorum Progressio de Paulo VI, de algum modo o ponto de partida deste novo texto de reflexão social.
Tão emblemática quão verdadeira a afirmação sobre o autêntico desenvolvimento - crescimento do ser humano em todas as suas dimensões e da humanidade toda, sem excepções!

Depois de um verdadeiro encontro com Cristo é pouco provável não seguir, nem promover, este caminho! E bem parece que não há outro que nos leve a tal completude.

Depois da Revolução Industrial muitas têm sido as propostas de organização social com vista à equidade, à igualdade, ao crescimento da riqueza… mas, mais cedo do que tarde, a realidade tem-nos assolado o rosto, mostrando que os poucos ou muitos ideais propostos acabam por não se concretizar.

Que Cristo nos leve à plenitude do ser!
Crónica da Semana

Pedofilia na Igreja Católica

Um pouco por toda a parte, a imprensa não se tem cansado de noticiar as denúncias de pedofilia envolvendo membros do clero católico.
Às críticas acesas e indignação de uns, mescladas com algumas contradições e acusações precipitadas, respondeu a imprensa católica e o próprio Vaticano e Conferências Episcopais com a normal e legítima atitude defensiva e um ou outro, subreptício, pedido de indulgência.

Abusar ou utilizar outras pessoas para fins egoístas é profundamente errado em qualquer cultura ou religião e, mais ainda, na religião professada pelos Católicos que anuncia uma nova forma de estar em sociedade baseada no Amor.
Não é por seguirem religiosamente, passe-se o pleonasmo, o Cristianismo que alguns ou muitos elementos da Igreja cometem abusos todos os dias - é, antes, por se desviarem dos ideais mais caros a um certo Jesus de Nazaré.
Note-se, ainda, que ser Igreja (Católica ou de outra confissão Cristã), felizmente, não é algo que esteja confinado ao Clero e abusar do outro, infelizmente, não é algo que se limite a forçar actos sexuais…

A meu ver, os casos que têm vido a lume, verdadeiros ou não, não descredibilizam uma religião repleta de valores e vivida por milhões de pessoas na sua integridade!
Mas a sociedade civil ainda não identifica o Povo de Deus com a Igreja… talvez porque a própria estrutura e hierarquia não o faça realmente. Terá chegado o tempo?
Por outro lado, mais ou menos claramente, é questionada a moral que a Igreja/Hierarquia tem transmitido - por vezes quase imposto - nomeadamente em matéria de sexualidade.
Quanto a isto parece-me obvio, o que sempre me pareceu: o que se questiona hoje (e já se questionou antes) não é o Cristianismo mas a Cultura Ocidental, a Cultura greco-romana na qual se apoiou, há dois mil anos, esta corrente religiosa usando-a como veículo de transmissão. E o que deveria ser um veículo apenas tornou-se mais do que isso, tornou-se elemento sincretista a impor os seus ideais.
A História - ou o dedo de Deus!? - tem-se encarregado da depuração e estará, neste tempo de mudança, a dar mais um passo nesse sentido!
Foto da semana
Renascer

Leiria, Primavera 2010
Palavra de Deus


Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Diga a casa de Israel:
é eterna a sua misericórdia.

A mão do Senhor fez prodígios,
a mão do Senhor foi magnífica.
Não morrerei, mas hei-de viver
para anunciar as obras do Senhor.

A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.
Tudo isto veio do Senhor:
é admirável aos nossos olhos.

Foto da semana
Primavera

Voz do Vaticano
Caritas in Veritate

"Numa sociedade em vias de globalização, o bem comum e o empenho em seu favor não podem deixar de assumir as dimensões da família humana inteira, ou seja, da comunidade dos povos e das nações, para dar forma de unidade e paz à cidade do homem e torná-la em certa medida antecipação que prefigura a cidade de Deus sem barreiras"

A salvação não está longe, nem distante.
A felicidade não se constrói algures no inacessível, mas aqui e agora, no bem é de todos e para todos.