Foto da semana
…pairava sobre as águas

A Toxa, Maio 2010

Palavra de Deus

"Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai.
Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos com a força do alto."


Jesus fala de um Baptismo no Espírito Santo que é força que vem do alto para nos revestir. A condição para o receber? Permanecer na cidade!

E o que significará este permanecer?
Significa ficar na cidade, no lugar onde se está… um simples gesto que, aparentemente, tem pouco de complicado. Pode, por vezes, parecer uma insensatez que só se entende num contexto de confiança.

A Bíblia está repleta de histórias de encontros com o Senhor e promessas Suas que se cumprem mediante a fé dos interlocutores.
O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob não pede gestos heróicos, não pede realizações impossíveis, mas requer uma confiança inabalável.
Confiar é fácil quando se ama. Nós amamos pouco, porém…
A relação com o Pai passa por esta aventura da confiança que se aprende a viver em cada passo dado no itinerário da fé.
Não importa tanto os tempos ou os momentos em que algo vai acontecer, mas a certeza de que vai acontecer e de que o tempo da espera pode ser vivido serenamente! Só assim aprendemos, realmente, a máxima que nos ensina que a beleza de se alcançar uma meta está, também, no caminho percorrido!
Crónica da Semana
Veio, Viu e (con)Venceu

A semana que termina começou com grande expectativa pela visita do Papa da Igreja Católica. Agora que regressou ao Vaticano creio bem que Bento XVI pode repetir a máxima romana - Veni, vidi, vinci.
Uma nuvem densa e negra ofuscava a imagem de Josef Ratzinger e nem os cinco anos de pontificado a faziam dissipar - ao menos para os mais distraídos! A proximidade, o contacto visual, a escuta da mensagem transformou a opinião de crentes e não crentes, de católicos e não católicos. Hoje, paira na nação um sentimento geral positivo relativamente e Bento XVI.

À recente polémica sobre os escândalos da pedofilia, não se furtou com falsas desculpas nem supostas perseguições. Congratulou-se com o centenário da República, elogiou a cultura lusa e mostrou-nos caminhos de expansão europeia. Mostrou à Igreja Portuguesa estratégias renovadas de abertura, de diálogo, e aceitação da verdade e da beleza que existe fora dos muros do Catolicismo. E alertou para o cuidado de o sal se não tornar insípido! Por fim, deixou o apelo cristão mais contundente: Ide! E fazei da vossa vida um lugar de beleza!

Em alguns aspectos ficou um tanto aquém do que esperava, o que não impede uma percepção final positiva e a certeza de ter aprendido da sua sabedoria, intelectualidade e maturidade.

Foto da Semana
Bem-haja!

Fátima, Maio 2010
Parece ter ficado no coração dos portugueses um sentimento de profunda gratidão pela visita de Bento XVI e pelas palavras que nos deixou. Como as usaremos? Só Deus sabe, mas que seja para o bem pessoal e nacional.
Voz do Vaticano

Bento XVI no diálogo com a cultura


"Fazei coisas belas, mas sobretudo tornai as vossas vidas lugares de beleza"
Foto da Semana
Liz dourado…

Leiria, Maio 2010

Palavra de Deus

"Dou-vos um mandamento novo:
que vos ameis uns aos outros.
Como Eu vos amei,
amai-vos também uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos:
se vos amardes uns aos outros."

Às vezes amar é saber estar presente também nos momentos difíceis e dolorosos e à primeira vista insuportáveis!
O AMOR tem destas coisas... O importante é mesmo amar.

Myriam

Uma mulher que se consumiu no trabalho de todos os dias, mãos calejadas, olhos cansados, as costas vergadas por cargas demasiado pesadas. Que, no entanto, sorria, com o coração a rebentar de esperança. Que sofreu por ele e com ele, que receou e corou muito. Uma mãe judia chamada Myriam. Que só conhecemos por causa dele. Porque cada criança é um espelho. (...) Mulher entre mulheres. Partilhando em tudo a humana condição. E indo com ele até ao fim da viagem.
Duquesne