Voz do Vaticano
Caritas in Veritate

"Coerência não significa reclusão num sistema,
mas sobretudo fidelidade dinâmica a uma luz recebida" (CV 12)

Assim explica, Bento XVI, a unicidade da doutrina social apresentada pela Igreja de Cristo ao mundo.
Com efeito, se é vivo e dinâmico o Espírito que ilumina, que guia, que ora em nós, como poderiam ser estáticas as obras por ele impulsionadas?
Palavra de Deus

"Senhor, ensina-nos a orar…"
A oração é o tema que domina a Liturgia desta semana.

Abraão suplica com ousadia e persistência, Paulo indica-nos o caminho da fé e da graça como força motriz de todo o bem, Jesus ora e ensina aos discípulos a oração que perdura no coração cristão pelos séculos fora.

Quantas vezes já lemos, escutamos ou meditamos estes textos? Estas histórias da História?!
E, no entanto, não deixam de nos surpreender com significados sempre novos, com perspectivas antes não vistas… é a maravilha da Palavra de Deus, qual tesouro onde sempre encontramos coisas novas ou mesmo nos surpreendemos com as já conhecidas.

A mim ensinou-me, hoje, que a oração é também insistência, persistência, atrevimento, quase teimosia ou ousadia pois se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á
Palavra de Deus

No relato do Génesis vemos como nada é impossível. Abrãao recebe a visita do próprio Deus, que anuncia o nascimento de Isaac, filho de Sara, estéril e já idosa. Há aqui um grande destaque para o modo como Abraão acolhe os desconhecidos, com afecto e atenção. A hospitalidade é enfatizada também no relato evangélico. Jesus reconhece o valor de bem receber o convidado. Somente quando abrimos o nosso coração para receber o Senhor, prostrado-nos aos Seus pés em atitude de escuta e serviço, vemos a situação de morte e desilusão transformada em vida e esperança. Somos assim recompensados e tornamo-nos capazes de corresponder ao Seu projecto.
Foto da Semana
A caminho…

Nem precisaria de título, mas aqui fica como prova da senda percorrida!
Uma boa sugestão para o tempo de lazer, com a particular vantagem de se aliarem o espiritual, o lúdico, o saudável e o ecológico!
Voz do Vaticano
Caritas in Veritate
"… as instituições sozinhas não bastam, porque o desenvolvimento humano integral é primariamente vocação e, por conseguinte, exige uma livre e solidária assunção de responsabilidade por parte de todos. Além disso, tal desenvolvimento requer uma visão transcendente da pessoa, tem necessidade de Deus: sem Ele, o desenvolvimento é negado ou acaba confiado unicamente às mãos do homem"
Palavra de Deus

"Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática.
Vai e faz o mesmo!"

Muitas vezes temos medo de nos pormos a caminho e de fazer algo pelos outros. É mais cómodo ficarmos instalados em casa, ou até fechar os olhos à realidade que está à nossa volta, do que ir e fazer o mesmo que o "Bom Samaritano".
Palavra de Deus

"Alegrai-vos com Jerusalém, exultai com ela todos vós que a amais"

Foi com palavras de júbilo que nos recebeu a liturgia dominical desta semana. Palavras que trazem consigo serenidade e paz.
A alegria de que nos fala o profeta reporta-se, directamente, ao regresso da Babilónia e, mais proximamente, a acontecimentos das nossas vidas que se constroem na mesma esperança de que se alegrará o nosso coração!
E como ensinava Jesus aos seus, alegrar-se-á o coração não por qualquer espécie de poder que possamos parecemos ter mas por nos percebermos pessoas renovadas pela Palavra e pela Cruz de Cristo.
Foto da Semana
Altar da Palavra

Encontrei este altar na Igreja Matriz do Bombarral, logo à direita depois de entrar.
Gostei de encontrar um lugar particular dado à Palavra, gostei de orar escutando-O
!
Voz do Vaticano
Caritas in Veritate

Um dos grandes contributos da encíclica do Papa Bento XVI é a releitura que nos ajuda a fazer da já quadragenária Populorum Progressio escrita pelo seu antecessor, Paulo VI.
Na época as suas palavras ecoaram por um mundo em mudança - então como agora! Não obstante os termos diversos a que hoje recorremos para referir as mesmas e outras vicissitudes, a mensagem permanece intacta.
No mês que hoje se inicia percorreremos no Levantai-vos a dita releitura, buscando a verdade que só é, cabalmente, entendida à luz da tradição apostólica.