Palavra de Deus

"Ai daqueles que vivem comodamente em Sião… mas não os aflige a ruína de José"
Se alguém questiona a perene actualidade da Palavra de Deus, bem pode deixar de lado as suas questões face ao que temos escutado nos textos mais recentes da Liturgia Dominical.
Mudam-se os povos, mudam-se os nomes das localidades, mas a realidade permanece, aparentemente, imutável.
Seremos mesmo uma Humanidade de dura cerviz e de lento entendimento? Obscurecendo a face da terra com a indiferença dos nossos corações?

Continuamos a viver comodamente perante a miséria de tantos irmãos e irmãs.
No meio da crise económica já não são só os miseráveis de longe: da Ásia, África ou América… há-os por todo o lado - no nosso país, na nossa cidade, no nosso prédio ou bairro.
Quando temos meios… porque não ajudar? Porque não "dar uma mão"? Fazer algo? Ir sempre mais além? Muitas vezes, porque nunca precisamos de ajuda e não percebemos a sua preciosidade!
Fala-se, nos corredores da política e da economia, de um Portugal falido onde se viverá em dificuldade nos próximos tempos. A ser verdade… talvez nos abra os olhos e o coração para a importância de dar as mãos!
Palavra de Deus
Não podeis servir a Deus e ao dinheiro
Neste Domingo temos como proposta uma reflexão sobre a igualdade e fraternidade. Pois, os bens são úteis apenas na medida em que favorecem a construção da fraternidade. Portanto, aquele que segue a Jesus deve romper totalmente com a ganância e a usura, pois a busca da riqueza corrompe o ser humano e pode conduzi-lo à ruína espiritual. Pelo facto de que deixa de ser dono da sua própria riqueza passando a ser escravo da mesma.

Apesar de nos ser falado no texto do Evangelho da importância que pode ter um comportamento astuto não nos devemos olvidar que esta é passageira e a honestidade é para sempre, pois é um comprometimento com a Verdade, o que pode e sempre levará a ser-mos marginalizados e ridicularizados em prol do teatro social, que Jesus tanto abominava. Tendo como consequência a sua crucificação.
Palavra de Deus

"Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida...
Tinhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque esse teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado"


As situações da vida, por vezes, coloca-nos obstáculos complicados e conflituosos, que à partida é-nos impossível solucionar o problema. Nem sempre temos a maturidade e a capacidade para resolver e ultrapassar o obstáculo. Falta-nos a confiança do filho pródigo que reflectiu e considerou que o mal feito era perfeitamente ultrapassado se pedisse perdão ao pai. E assim fez, pôs-se a caminho e foi ter com o pai... Procedendo assim, atingiremos a verdadeira alegria!
Foto da semana
Maravilha

Hoje serão anunciadas as 7 maravilhas naturais de Portugal.
Podemos ver aqui, ao longe, uma das ilhas Berlengas. Será eleita? Não será?
Aconteça o que acontecer é, por certo, maravilhosa!
Palavra de Deus
"Se alguém vem ter comigo
sem me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos,
aos irmãos, às irmãs e até à própria vida,
não pode ser meu discípulo"

Os comentários a este excerto da Palavra estão, abaixo, nas interacções. Agradecemos as participações.