Crónica da semana
Porque cantamos o Hino?
A Seleção Portuguesa garantiu a qualificação para o Europeu da Polónia e da Ucrânia com um triunfo de 6-2 e, no fim do jogo, o estádio da Luz encheu-se com A Portuguesa entoada em uníssono por atletas e público. Bonito! (in http://relvado.aeiou.pt)

Jogo animado e boa exibição da equipa das quinas.
À medida que o resultado se avolumava, excediam-se as comparações entre a propalada crise e a realidade do jogo.
Inesperadamente, jogadores e adeptos (os que se deslocaram ao estádio da Luz e tantos outros no recanto das suas casas ou grupos de amigos) entoam o hino.
Em tempo de desânimo nacional e internacional, em tempo em que o nacional parece já nem interessar a ninguém, eis que uma nação se levanta e se orgulha de ser quem é.
Mas fica a pergunta: porque cantamos o hino? De onde veio a onda de emoção que nos fez recordar este símbolo nacional?


Parece-me ser mais que o entusiasmo de uma volumosa vitória sobre uma equipa de futebol que nem sequer nos é superior! Parece-me, mais, uma necessidade de valorizar o que é nosso. E quando tudo se desmorona, a gente agarra-se ao que tem.
Afinal, os portugueses ainda querem ser portugueses e não incógnitos cidadãos de uma Europa que os desconhece, despreza e desvaloriza.
Será que os políticos estiveram atentos? Nem interessa… Estamos nós, os heróis do mar, os que podemos levantar a nação valente e não deixaremos, com certeza, que seja devorada pelos gigantes europeus.