Logos

Esta semana, a palavra de Deus convida cada um de nós a acreditar que ele escuta os nossos pedidos, apenas precisamos de estar atentos à sua voz: "Levanta-te, tem coragem, Ele te chama!"
Sabemos que ele chama por nós e lá no fundo ouvimos essa voz e alegramo-nos porque ele quer realizar os nossos pedidos, quer dar-nos a felicidade. Resta-nos aceitar ser ajudados! E quem sabe, corrermos o risco de Deus nos ouvir e de nos conceder a realização dos nossos pedidos. Eu prefiro arriscar e esperar!
Logos
Não seja assim entre vós

É das palavras de Jesus que escuto com mais reverência.
Se é verdade que os governantes fazem sentir a sua autoridade e os grandes exercem o seu poder no mundo, entre nós, os que cremos em Cristo, é diferente.
 
 
É claro que muitas vezes não descurtinamos essa diferença onde a esperávamos ver, e encontrámo-la em lugares inóspitos e inesperados. E porquê? Porque "aqueles que fazem de si o centro do seu mundo, estão sem Deus, ainda que vão à Missa; e os que buscam algum ideal como o Bem, a Justiça, a Verdade e o Amor, mesmo que inscritos no grupo dos sem-Deus, estão perto dEle" (Abbé Joly).
É a estes últimos que se refere o profeta quando diz que "aprouve ao Senhor esmagá-lo com sofrimento, para que a sua vida fosse um sacrifício de reparação. [mas] Por causa dos trabalhos da sua vida verá a luz [e] ficará satisfeito com a experiência que teve."


Não porque tenhamos prazer no sofrimento, mas porque foi essa experiência que nos abriu a porta da fé!
Eidos
Porta Fides


A Fé é um «caminho que dura a vida inteira», um caminho que nos leva mais longe na experiência vital humana!
Logos

Orei e foi-me dada a prudência; pedi e veio a mim o espírito de sabedoria

Prudência e sabedoria - qualidades de ontem, de hoje e de sempre por muito que as águas caudalosas tudo levem na sua frente.
Diz o autor do livro da Sabedoria que essas virtudes obteve todos os bens e, ainda, riquezas inumeráveis!
O tempo presente tem, para muitos, o travor da aflição e de desgraça. E o que nos recomenda a Palavra mais penetrante que a espadaPrudência e sabedoria, como meios de alcançarmos a vida eterna; ie. a felicidade, mesmo que no meio de tribulações.
Nos caminhos da vida, muitas são as encruzilhadas, muitas as oportunidades de optar ou não pelo caminho bom. Das boas escolhas advirá o semblante da alegria; das outras, a oportunidade de voltar a acreditar e refazer o caminho.
Eidos
Cor e Sabor


Em tempo de desesperança pela crise e pelas crises(…), a natureza mostra, ainda, a cor, a textura, o sabor!
Logos

"O Senhor Deus disse: «não é conveniente que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele.»"

No Evangelho que escutamos este Domingo Jesus retoma o texto da criação para responder, perentoriamente, aos seus interlocutores: «Pois bem, o que Deus uniu não o separe o homem».
Quase sempre, relacionamos esta sentença unicamente com a definitividade do vínculo matrimonial. No entanto, se a olhamos de novo e a remiramos poderemos descobrir-lhe outros sentidos - quando Deus pensa as nossas vidas e as quer para uma felicidade profunda, na comunhão com algum outro (e outros), nada nos poderá ou deverá separar desse caminho onde saboreamos, desde já, o seu Amor.